sábado, 24 de janeiro de 2009

Angústia e Pânico

Será um post egoísta. Falarei de mim.

É tão engraçado como o nosso corpo, a nossa cabeça responde de diferentes maneiras aos estímulos que recebemos dioturnamente. Minha cabeça, meu corpo, não é de hoje, não se encontra em plenitude de energia. Deficitário. Penoso. Árduo. Vaga sem estima.

A alguns meses essa penúria me acompanha, e de um mês pra cá ela se intensificou de maneira capital. Torço para que os dias corram, para que eu deite a cabeça no travesseiro e me perca em sonhos psicodélicos. O dia se tornou sinônimo de dor. Limiar tênue da vida digna.

Aguentei até ontem. Resisti. Perdi para mim.

Diagnóstico: você está sofrendo de angústia, uma pré-depressão.

Meu Deus, das últimas coisas que eu poderia imaginar. A última. Não que eu me achasse uma fortaleza, uma barreira que não sofre quedas. Mas sempre fui tão otimista, perseverante. Depressão ?

As coisas se encaixam. O "(S)sorriso" não é mais o mesmo. Forçado. Sem expressividade, sem verdade ... isso, sem verdade !!!

Assitiamos ao documentário sobre Vinícius de Moraes quando o diagnóstico foi dado. O estranhamento foi natural, mas depois as coisas se acomodaram. Tudo se explica.

Felicidade demais é desespero, fato. Sofro do amor total, pleno. Tão bonita imagem, o amor produzindo angústia. É o que se paga pela entrega sem limites que se faz. É uma escolha. É uma forma de viver, que é intensa, mas que será cobrada se não for tratada de maneira recíproca.

Bobagem esmiuçar meus sintomas, minhas fobias, minhas dores. Só eu sei o que realmente se passa. Só gostaria de alerta-los, meus amigos, queridos leitores, que vou sair dessa.
Acredito na minha força interior, dilacerando a carne já cansada e dando lugar à nova. Vocês tem papel imprescindível nessa batalha. Cada um a sua maneira saberá como agir.

Nada será como antes: amanhã !!! Já diziam Milton Nascimento e Borges, queridos conterrâneos. Agora é olhar pra frente, resistir.

Soneto
Vinicius de Moraes

Meus caros, volta-se porque se tem saudade
Porque se foi feliz intimamente
Volta-se porque se tocou num inocente
E porque se encontrou tranquilidade

A despeito da vida que acorrente
Volta-se, volta-se para a sinceridade
Volta-se sempre, tarde ou de repente
Na alegria ou na infelicidade.

E nada como esse apelo da lembrança
Para se transfigurar numa esperança
Essa desolação que uma alma leve

Assim é que, partindo, eu vou levando
Toda a desolação de um até-quando
Num ardente desejo de até-breve.

4 comentários:

Flávio Trevisan Marcon disse...

Caro amigo...

Nunca deixei palavras em seu blogg... Não costumo fazer isso!
Faço-o agora. É bom tentar algo novo!

Desse mal, meu querido, estamos todos fardados a algum dia sentir... Não é fácil falar isso... entendo: não é símples, nem um pouco!

Há algumas semanas, sofria d´algo que estava sempre comigo... desde a minha infância! Pensava que ia carregar sempre comigo, uma agústia profunda sim... algo como uma rejeição. Foi então que naquela noite, um iluminado fez td isso se esvair.

Toda aquela preocupação perdia sentido. Por quê? Até agora me indago sem saber responder a estes dois vocábulos.

Talvez a forma sua de ver a vida. Naquele momento, era td mais símples, fazia td ter sentido... ficava td mais símples.

Chorei mesmo... como um bom homem... levantei a cabeça... tomei um banho... renovei as forças! Como o recomendado! A cabeça estava um pouco confusa sim! Mas tudo começava a entrar em sintonia...

Sintonia essa, meu caro, que vejo clara em sua pessoa: uma coisa que aprendi com vc!

Você disse há pouco, em um texto seu que acabei de ler: felicidade plena não é plena... isso, eu tenho a convicção que está totalmente errado. Não falta nada meu amigo! Está td bem... está td tão lindo! Vc, sua família, seus amigos, sua escola, seu ambiente, sua pessoa... tudo!

O que resta dizer a você: amores vão... amores vêm.

É tão símples isso, mas, se pararmos pra pensar, são nas coisas mais símples que encontramos o entendimento para algo tão forte.

Fomos para o mar! 2009 começou lindo... será um ano maravilhoso, tenho absoluta certeza! Para nós todos, principalmente pra vc, sr. Graziani!!

T adoro mt meu querido!
Grande Abraço

Ps: meu diagnóstico, vc só está um pouquinho fora de sintonia!!hehehe... Bola pra frente!!!! Vc é especial para todos nós!!!

Victor disse...

Tudo que tenho ou tinha pra te falar já foi dito diversas vezes antes, por isso me limito a comentar outra coisa.

Não procuro nada mais do que egoísmo toda vez que entro no seu blog, ou no de qualquer outra pessoa. Essa é a parte interessante de todo o processo.

Unknown disse...

"O tempo acaba o ano, o mês e a hora

O tempo acaba o ano, o mês e a hora,
A força, a arte, a manha, a fortaleza;
O tempo acaba a fama e a riqueza,
O tempo o mesmo tempo de si chora;

O tempo busca e acaba o onde mora
Qualquer ingratidão, qualquer dureza;
Mas não pode acabar minha tristeza,
Enquanto não quiserdes vós, Senhora.

O tempo o claro dia torna escuro
E o mais ledo prazer em choro triste;
O tempo, a tempestade em grão bonança.

Mas de abrandar o tempo estou seguro
O peito de diamante, onde consiste
A pena e o prazer desta esperança."

Camões

Felipe Lobo disse...

A dor é intensa, mas será passageira. Aos poucos, tenho certeza que o (S)sorriso vai voltar com mais força. Seja como for.