quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Incoerência

As férias ainda não mostraram a sua faceta producente para mim. No momento ela ainda está mergulhada em boas doses de alcool e amigos. Essenciais, obviamente, mas não são a plenitude do que ela pode me proporcionar. Nesta última semana tentei, em vão, começar a ler alguns livros que separei. Vendo tal derrocada, resolvi assistir alguns filmes. Sim, filmes são menos entediantes que livros e, quando bons, conseguem despertar algum sentimento de tormento.

Amigos, falo de "A Lista de Shindler". Não se trata de estar melancólico, mas sim uma tentativa de rever os clássicos. Os bons filmes que não se encerram ao toque do power. Não me lembrava do quão horrorosas eram as cenas da película. São três horas recheadas de algo extraterrestre, alguma coisa que parece ter acontecido somente no cinema. Aquilo que vemos não foi realidade, não pode ter sido verdade. Ledo engano. Quando o televisor se torna colorido e vemos uma legião de idosos caminhando, sim, Spilberg nos mostra que a estupefação não é criação de nossas mentes. Foi criação da mente( ou não ) de monstros.

Não obstante, depois daquela sessão de terror, li o incrível blog de meu amigo Tulio Bucchioni, "Bastidores" em que ele criticava enfaticamente os ataques que Israel faz contra Gaza. Lembrei-me ainda de Clara Velasco, outra amiga que luta por conhecer melhor o Oriente Médio e discute com primazia tais mazelas.

Que mensagem os israelenses querem nos passar ? Será que a memória deles é tão curta assim ?
Alguém poderia me apontar alguma diferença entre o holocausto e esses ataques ?
Alguns falarão que é um disparate, que o holocausto matou cerca de 6 milhões de judeus e que os ataques à Gaza mataram, no máximo 400 pessoas.
A estes, assistam a última cena do filme que lhes descrevi. São vidas humanas, não importa se é uma pessoa ou um milhão, são histórias perdidas ...

Entristece-me neste fim de ano. Como a mente tacanha e fanática de tais homens pode produzir tanto estrago em vidas alheias. A humanidade se aproxima do ano 2009, será ?

Um comentário:

Alice Agnelli disse...

Se você pensar que na noite do dia 31 o Brasil ficou branquinho nas roupas de seus brasileiros e que, logo em seguida, cada um, pensando na tal da paz para 2009, se deparou com notícias de ataques e mais ataques em gaza, em israel, já é uma bruta incoerência.

Mas pensar em como é capaz de vidas acabarem com vidas, aí sim é mais do que incoerente: é um paradoxo.