terça-feira, 16 de setembro de 2008

Nebulosa

Segundo avaliação do Ibope e da CNT/Sensus, o presidente Lula bateu o recorde histórico de aprovação em todo o território nacional, são 64% de nossos conterrâneos que corroboram com a gestão que já dura quase 6 anos. Dados como esse fazem-nos refletir acerca do que vem ocorrendo no Brasil desde os idos de 2002.

O Brasil ingressou definitivamente no mundo globalizado, o país passou a ser rotulado como "BRIC" , ou seja, um dos países num grupo de 4 que vão comandar num futuro próximo a economia mundial. Pois bem, a nossa política econômica nada mais é do que um continuismo escancarado da gestão de FHC. O Banco Central jogou as taxas de juros para o alto, controlou a inflação e apertou o bolso de todos os brasileiros. Recordes de arrecadação de impostos; mesmo sem a malfadada CPMF que o própio governo Lula se articulou para que não fosse extinta.

Diferente da década de 90, o país está mergulhado num mundo econômico em franco desenvolvimento, a China é a locomotiva. Aliás o Brasil postulou uma vaga no conselho de segurança da ONU com a China em troca da abertura de mercado para os produtos chineses, mais baratos e que quebraram a nossa indústria mais frágil, pois bem o Brasil cedeu a essa reivindicação "camarada" e a China vetou o nosso ingresso no conselho. Bravo !!!!

Falando em relações internacionais, o Brasil nunca se curvou tanto como nestes 6 anos. Estreitamos laços com países do Golfo da Benguela, países lusofônicos, mas esquecemos de olhar para a nossa América do Sul, que viu despontar uma esquerda burra e que agora, as pressas, o governo tenta conciliar e apaziguar. Perdemos a guerra contra os pneus recauchutados para a U.E, perdemos na questão da exportação de carne. Na OMC perdemos a chance da Rodada Doha, os subsídios europeu e americanos continuarão devastando a nossa agricultura. Ela que agora vê recordes de desmatamento para o plantio de cana, manejo de pasto, e o aumento escandaloso no preço dos alimentos.

Não, mas dirá você, o presidente achou o pré-sal e ajuda os pobres!

Errado, o presidente trabalha para os ricos e banqueiros, recordes atrás de recordes do Itaú e do Bradesco. O povo, novamente, fica com migalhas, esse tal de Bolsa Família que evitam chamar de populista mas o é. Essa política de esmola que está sendo desenvolvida tem um viés louvável, todo ser humano tem essa prerrogativa da alimentação, mas eu pergunto: quem vai ser o presidente, maluco, de após o governo Lula extinguir o B.F ?

Nenhum. E essa política a longo prazo vai produzir, como já produz, currais eleitorais, paternalismo e apatia política ( muita ).

Já ia me esquecendo do pré-sal. "Fortuna" segundo Maquiavel, a Petrobras faz investimentos de milhões de reais na Bacia de Santos, não é de hoje, desde a descoberta da Bacia de Campos na década de 80 há essa procura.

Não quero me alongar e ainda relembrá-los do "eu não sei de nada", do mensalão, do mensalinho, do dinheiro na cueca, na dissolução da cúpula do PT, da dissolução do gabinete de José Dirceu, José Genuíno ... todos em conluio com as falcatruas do planalto, que repito, eram de toda vista a Lula.

Será que a população inteira tomou-se de uma cegueira sem tamanho? De um apatia política? De um marasmo explícito?

... 64% assustam. Questiono-me sobre minha posição, talvez esteja equivocada, mas é esta. Tenho o crivo de outros 36% que devem estar sentindo a mesma indignação, talvez não seja o suficiente para dar força a um grito de mais equidade e menos hipocrisia.

Nenhum comentário: