terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Primeiras Impressoes


A grande janela que me separa do frio de Nova York tem sido a ponte entre dois mundos totalmente diferentes. Por ela, eu consigo avistar toda Manhattan, o simbolo da opulencia, ostentacao, glamour, tudo no fim daquela ilha, por volta da rua 44 com a setima avenida, respira despudor e pretencao. Do outro lado da janela existe o Harlem, um bairro excluido desse desenvolvimento. Predios altissimos contra casas baixas e marcadas por um mesmismo governamental. Sao suspiros de vida diferentes, aspiracoes que sao separadas pelo Rio Hudson ou por uma grande avenida. E como se houvesse um abismo entre o paraiso capitalista e qualquer outro bairro. Poderia ser a Bela Vista, a Liberdade ... o que importa?


Essa e uma disparidade das quais mais me marcam nessa minha estada por aqui. A frieza dos norte-americanos ja era esperada e foi confirmada. Desde que cheguei, talvez tenha recebido dois abracos: obviamente nenhum deles veio da Europa ou da Asia. Brasileiros que sentem falta desse contato mais quente, isso mesmo, a proximidade dos corpos. Boas surpresas tambem me esperavam por aqui. Um argentino gente boa, talvez eu so achasse um exemplar fora desse pais arrogante. Um suico que ri de minhas piadas mal contadas em ingles. Uma sul-coreana apaixonada pelo Brasil... insisto nos suspiros de vida desta cidade.


Andar pela Times Square e uma experiencia antropologica. A brincadeira e adivinhar de qual pais sao as pessoas. Ingles e a lingua menos falada naquele lugar. Democraticamente todos olham a beleza dos paines, tiram fotos, divertem-se, passam frio e dao o tom da passada.


Deixar tudo para traz no Brasil foi dificil. Confesso. Pai, mae, irma: chorosos no ultimo chacoalhar dos bracos. Amigos: alguns paulistanos, alguns mineiros, mas todos brasileiros, acima de tudo, dispostos a me ouvir, agregar-me valor e me socorrer nos momentos de fraqueza, que em 2009 se somaram muitos. Toda uma cultura, um calor ... abrir mao parcialmente de tudo isso, quando tudo isso entra em ebulicao. Complexo. Amadurecimento.


O importante e olhar-me de maneira mais compenetrada, focada, decidida. Tenho plena conviccao, agora nesta jordana mais longinqua, de quem sao meus verdadeiros amigos, aqueles que se preocupam com o meu bem estar, com a minha saude. Os outros? Ah, provavelmente nao e voce, amigo leitor, se le este post e porque se importa de alguma forma comigo. Mas, se voce e um curioso, um afoito pela minha vida, um deverador de sonhos alheios, brinque com as minhas palavras. Faca delas o que achar conveniente, mas saiba que nao me sinto tocado pela sua opiniao, que e vaga, parcial, rasa e futil.


Queridos, continuarei colocando minhas impressoes neste blog durante todo o ano. Espero nao os ter cansado com tantas delongas. Com muito suor escrevo essas palavras num teclado norte-americano, sem acentos, espero que compreendam. Do mais, feliz ano novo para voces que entraram em 2010 com o espirito renovado. Anos pares sao melhores, eu tenho certeza disso. Para quem ficou em 2009, desculpe, nao ha nada que eu possa fazer. Seja mais homem ou mulher para suportar o fardo dos covardes.


Como eu amo o Brasil ...

5 comentários:

Maria Joana disse...

Querido, que lindas janelas! A frieza do exterior também me assusta um pouco, eu que em breve também estarei lá fora. Mas aqui ainda estamos todos quentes (e num baita calor), e te esperamos, quando voltar, com muitos abraços.
Continue escrevendo, e colocando fotos. Estou ansiosa para saber e ouvir mais!

Ah, gostei da dica do pintor, acho que já tinha visto algo dele, mas não conhecia seu nome. Gosto desse tipo de arte.

Abração, fi!

Anônimo disse...

Du, o Harlem é mágico. Ande pelas ruas, mas mais importante: vá às Igrejas. Missas de domingo, principalmente.

O inverno pode ser muito triste às vezes, e você terá de esperar o verão para poder participar da cena clássica: jovens brincando e se refrescando com a água de um hidrante de rua.

Nova York é incrível e bem como você disse, uma experiência antropológica.

As pessoas são reservadas, e tímidas. Frequente o mesmo lugar duas vezes, seja simpático com a pessoa e você verá que eles se derretem por brasileiros!

Aproveite infinitamente, jante no Olive Garden e tome um suco no Jambo Juice por mim! hahaha

Ah, e responde minhas mensagens no facebook!

Unknown disse...

Ae Dudu

Interessante ler suas primeiras impressões sobre a Big Apple
Deve ser fantástica!!!
Fica aqui um abraço da turma toda pra você
Imagina todos nos em NY que estrago auhsua

Abraços
João Lino

Unknown disse...

que revolta é essa, fi??
é a falta de árco, é? hahahaha
já soube que vc não tá podendo beber por aí...

e para de reclamar e vai curtir Nova York!

saudades de vc, sorrisinho, feliz ano novo!

beijos

Unknown disse...

Faco das suas as minhas; palavras sem acentos.